segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Beleza: guia prático de alisamentos capilares (parte I)

Postado por Yasmin às 09:45
Share Bom, meninas, depois do nosso guia prático sobre depilação (esse aqui), resolvi agora esclarecer procedimentos e dúvidas sobre uma coisa que já virou figurinha carimbada em qualquer álbum - alisamento. Mas será que você está fazendo o melhor, mais em conta e ideal pro seu tipo de cabelo? Vamos descobrir!


Parte I (esse post): Escovas inteligente, London/Inglesa, de chocolate, de morango e japonesa/definitiva,
Parte II (próximo post dessa série): escovas marroquina, indiana, de açúcar, turmalina e francesa/alemã.

Completíssimo, né? Então vamos começar!

Escova Inteligente
Promessa: Deixar o cabelo mais liso e com menos volume (ondulados ficariam lisos e cacheados teriam cachos mais soltos), mantendo o movimento natural do cabelo e evitando o visual chapado. Além disso, danificaria menos os fios do que as outras escovas porque sua fórmula rica em proteínas, queratina, aminoácidos ou hidratantes seriam capazes de reconstruir os fios deixando eles mais resistentes e brilhantes.
Pontos positivos: Não precisa mais ficar três dias sem prender ou lavar os cabelos e pode ser usado em cabelos com qualquer tipo de química.
Pontos negativos: Não alisa 100%, então cabelos bem ondulados podem precisar de mais de algumas aplicações para ficarem completamente lisos.
Duração: cerca de 3 meses
Tempo de aplicação: entre duas e três horas, dependendo do seu cabelo e do salão
Preço: entre 150 e 250 reais, dependendo do salão e do comprimento do cabelo
Dica: manutenção com xampus, condicionadores e máscaras específicos para fios que passaram por algum processo químico, além de tratamentos como uma hidratação profunda ou a reconstrução térmica.

Escova London/Inglesa
Promessa: tratamento semi-definitivo de alisamento para os cabelos, reconstrói o fio capilar, deixando um efeito liso, brilhoso e natural, reduzindo o volume e o frizz. À base de produtos como albumina, aminoácidos e queratina. Teoricamente, pode deixar o cabelo liso mesmo, dependendo de como seja feita.
Pontos positivos: Pode lavar o cabelo no mesmo dia da escova. O “verniz” que se forma ao redor dos fios impede que água (mesmo de piscina e praia) ou umidade façam o cabelo voltar ao original. Pode ser feita em cabelos com qualquer tipo de química.
Pontos negativos: não li nada de ruim sobre a London, acho que vou testar hahaha
Duração: cerca de 3 meses
Tempo de aplicação: entre duas e três horas.
Preço: 150 e 200 reais, dependendo do salão e do comprimento do cabelo.


Escova de Chocolate
Promessa: À base de queratina, proteínas, cacau e cafeína, promete relaxar e diminuir o volume dos cabelos (e alisar os ondulados).
Pontos positivos: não encontrei nenhuma informação de vantagens
Pontos negativos: o cheiro muito forte de chocolate costuma perturbar um pouco e ela não chega a alisar, apenas deixar mais suave as ondas. Além disso, tem aquele velho incômodo de ficar três dias sem lavar ou prender o cabelo.
Duração: De 1 a 2 meses.
Tempo de aplicação: cerca de duas horas, dependendo do tamanho do cabelo
Preço: por volta de 250
Dica: se for feita a cauterização mensal nos fios junto com a escova de chocolate, o efeito da escova consegue ser estendido em mais uns dois meses.

Escova de Morango
Promessa: Alisar e hidratar os cabelos, diminuir o voume e o frizz, fortalecer os fios danificados e dar brilho às madeixas. Produto com seiva de morango, queratina, proteínas, lipídios e minerais.
Pontos Positivos: É feita com substâncias 100% orgânicas. Pode ser feita em cabelos com qualquer tipo de química.
Pontos Negativos: É preciso ficar três dias depois de feito o tratamento sem lavar ou prender o cabelo e o cheiro de morango fica marcante após a aplicação.
Duração: De 1 a 2 meses.
Tempo de aplicação: cerca de duas horas, dependendo do tamanho do cabelo
Preço: De 100 a 250 reais, dependendo do salão e do comprimento do cabelo.

Escova Japonesa/Definitiva
Promessa: Alisamento e menos volume. É chamada definitiva porque não sai com lavagens, só com o crescimento do cabelo.
Pontos Positivos: Além da duração mais prolongada, não encontrei nenhuma outra informação positiva sobre essa escova.
Pontos Negativos: Usa produtos à base de amônia (que maltrata os fios), só é indicado para quem tem cabelos lisos volumosos ou rebeldes para ser realmente efetivo, o alisamento não fica com um aspecto natural, não pode lavar ou prender os cabelos até três dias depois da aplicação e é contra-indicada para cabelos com luzes, descoloridos ou que tenham passado por relaxamento.
Duração: De quatro a seis meses para retocar apenas a parte do cabelo sem tratamento.
Tempo de Aplicação: De quatro a oito horas em média, dependendo do comprimento do cabelo.
Preço: De 400 a 2000 reais, dependendo do salão e do comprimento do cabelo.


Atenção: Não sejam enganadas, meninas, quando uma escova diz “progressiva”, geralmente isso quer indicas “contém formol”. Apesar de deixar as escovas mais baratas, o uso do formol é perigoso! De acordo com a Anvisa (agência nacional de vigilância sanitária), O formol em contato com o couro cabeludo pode dar irritação na pele, vermelhidão, dor e queimaduras. Além disso, respirar o formol é comprovado por estudos que pode gerar câncer, dor de garganta, dificuldade respiratória, etc. O nível máximo de formol estabelecido para essas fórmulas é de 0,2% para garantir que ele não vai te fazer mal. Cuidado com os seus cabelos e, principalmente, com a sua saúde!!!

Atenção, denovo: Mulheres grávidas não devem se submeter a processos químicos nos cabelos sem consultar antes um médico!
Atenção ao cubo: Antes de fazerem qualquer processo químico de alisamento em cabelos previamente tingidos, pesquisem para saber quanto tempo depois da última tintura os cabelos podem ser submetidos a esses tratamentos. Saibam, também, que alguns desses tratamentos (especialmente os mais agressivos e com formol, como a escova progressiva) podem alterar a coloração da tinta do seu cabelo.

E vocês, meninas, já usaram algum desses tratamentos? Deu certo ou melhor não repetir? Qual parece mais promissor? Próxima edição dessa série também vem com várias sugestões de tratamentos, fiquem de olho!
Beijos,
Min

3 comentários:

Anônimo disse...

Fui ao salão para fazer uma hidratação profunda e a cabeleireira perguntou se eu gostaria de fazer a escova zero one. Disse que a escova alisa(duração de 2 a 3 meses), deixa o cabelo brilhoso e hidratado.
Procurei informações sobre essa escova na internet e não encontrei nada a respeito. Consultei alguns profissionais e ninguém ouviu falar, enfim fiquei preocupada e resolvi não arriscar.
Alguém conhece essa escova?
Obrigada.
Beijos

Anônimo disse...

não sei qual tipo de alisamento fazer estou muito indecisa,preciso de ajuda............

gaga disse...

qual a diferença de progressiva,inteligente e definitiva.Epique beijos

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails
 

(F)utilidades Por Aí Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare