segunda-feira, 26 de julho de 2010

Beleza: (grande) guia prático de depilação

Postado por Yasmin às 15:06
Share
Bom, meninas, como a gente tem que passar pela tortura eterna da depilação, o ideal é saber o máximo possível sobre qual a melhor forma de fazer isso sem prejudicar a nossa pele, né? Por isso, eu preparei um guia-rápido para, na hora da dúvida, a gente não se perder pelo caminho.

Pinça
Ação: Arranca os pêlos pela raiz, proporcionando uma sensação de limpeza na depilação. Indicado para áreas menores como buço e sobrancelha (afinal, tirar pelinho por pelinho de uma perna inteira seria complicado, né?).
Duração: Como arranca os pêlos pela raiz, pode levar de três semanas a um mês para precisar refazer a sua depilação. Para finalizar a depilação pode levar de 20 a 30 minutos.
Dor: O desconforto existe, mas não é grande, afinal, estamos puxando um só pelo por vez. Em regiões mais sensíveis, como o buço, pode aumentar um pouquinho, mas sempre em um nível suportável.
Efeito na pele: Não é agressivo com a pele. Ocorre uma vermelhidão posterior à depilação, mas que passa em cerca de meia hora a uma hora.
Dica: Portanto, meninas, nada de fazer essa depilação logo antes de ir para aqueela festa esperada, porque para tirar essa vermelhidão vai ser necessário usar muita maquiagem para cobrir uma área que já está sensível - uma combinação nada agradável. Para ajudar a vermelhidão a sair mais rápido, use uma pomada ou gel calmante) (à base de aloe vera ou hortelã, por exemplo) de efeito refrescante.
Preço: Vai de 2 a 8 reais, para as pinças mais decoradas e bonitinhas. Para a depilação com uma profissional, o preço varia muito, mas tende a ficar numa faixa entre 10 e 30 reais. Clínicas especializadas em depilação geralmente cobram menos por esse serviço.

Linha
Ação: A mesma da pinça, exceto pelo fato de que, ao invés de arrancar um pêlo por vez, tira uma pequena porção. É mais rápida do que a pinça por arrancar mais pêlos por "puxada".
Duração: Por também arrancar os pêlos pela raiz, demora de três semanas a um mês para precisar refazer a depilação. Para finalizar a depilação pode levar de 20 a 30 minutos.
Dor: O desconforto é um pouco maior que o da pinça, mas ainda suportável.
Efeito na pele: Também não é agressivo e causa vermelhidão pós-depilação, levando de meia a uma hora para sumir.
Dica: igual ao que sepassa com a pinça, o ideal é evitar fazer essa depilação logo antes de sair para algum lugar importante, porque vai ser necessário usar muita maquiagem em uma região que já está sensível para cobrir essa vermelhidão. Para acelerar a volta da pele à sua cor normal, usar pomadas ou gel calmante, com efeito refrescante.
Preço: Isso varia muito do salão que você vai, mas pode ficar entre 10 e 30 reais, em média. As clínicas especializadas em depilação tendem a ter preços mais em conta e também mais maleáveis e focados de acordo com o que você deseja fazer.

Gilete
Ação: A gilete corta a parte do pêlo que está para fora da pele, ou seja, sua parte visível e mais fininha (os pêlos têm uma estrutura com a base mais grossa e gordinha que vai afinando até a ponta). Com isso, ficamos na hora com aquela sensação de pele lisinha, mas, dependendo da cor do seu pêlo e da sua pele, pode ficar com um aspecto sujo (aparecendo aqueles pontinhos escuros da parte do pêlo que ainda está lá, embaixo da pele). Depois de alguns dias, com o início do crescimento dos pêlos,  a pele fica áspera. Mais indicado para áreas grandes, menos sensíveis e com mais pêlos, como pernas e virilha.
Duração: Como na realidade só tiramos parte do pêlo e não sua raiz, não é necessário a reconstituição de toda essa estrutura para que ele cresça denovo, então essa depilação tende a durar cerca de 10 dias a duas semanas, no máximo. Dependendo da área a ser raspada, pode levar de 15 minutos a meia hora.
Dor: Nenhuma. Tentador, né?
Efeito na pele: O arrastar da gilete na pele pode deixar ela áspera e descamando. Muita gente, para evitar que isso aconteça, se depila com creme hidratante como proteção entre a gilete e a pele, o que pode funcionar. Outras pessoas usam a água com sabonete do banho para facilitar a depilação, mas como a camada de proteção é muito fina, o efeito não é muito eficiente.
Dica: Se você quer diminuir o desgaste da sua pele ao máximo, pode usar tipo uam espuma de barbear para mulheres (geralmente com opções de cheirinhos diferentes). Custa entre 12 e 20 reais e protege bem o lugar raspado.
Preço: A gilete custa em média entre 7 e 15 reais, para as mais elaboradas.

Creme depilatório
Ação: Ele "derrete" a haste do pelo, tirando a parte superior do pêlo, mas não a parte que está por baixo da pele. Por isso, pode dar a mesma sensação da gilete de pele lisinha no início e áspera depois, com uma impressão de sujeira ao ver a aprte dos pelinhos que ficaram por baixo da pele (dependendo da cor da sua pele e pêlos). A química do produto causa um cheiro forte, mas já existem várias opções de fragrâncias para camuflar isso.
Duração: De 10 dias a duas semanas para precisar de uma nova depilação. Dependendo do tamanhod a área a ser depilada, o tubinho pode durar de duas a 10 depilações, varia muito (digo isso porque existem cremes depilatórios que servem unicamente para depilação facial, que são regiões menores, então gastam menos produto).
Dor: Nenhuma.
Efeito na pele: Pode ressecar a pele, embora a maioria já venha com efeito hidratante para prevenir do ressecamento. É fundamental sempre fazer o teste de alergia antes de usar esses produtos para evitar reações alérgicas que vão de pele empolada à queimaduras. Geralmente as embalagens recomendam que não seja usado e logo depois haja uma exposição da pele ao sol, mas eu já fiz isso várias vezes e nunca tive problemas.
Dica: Se você não quiser ter seu esmalte E unhas destruídas pela química forte do produto, o ideal seria usar uma proteção como luvas plásticas. Além disso, lave bem a pele depois da aplicação para retirar todo o resíduo do produto e, claro, fique atenta ao tempo de exposição à química para não danificar sua pele.
Preço: Isso varia com as marcas e o local da compra, mas costuma ficar entre 12 e 15 reais o tubinho.

Aparelho depilatório
Ação: Depende do aparelho que você compra. Alguns agem igualzinho a uma gilete, tendo os mesmos prós e contras. O outro tipo (que será nosso foco aqui) vai arrancando seus pêlos pela raiz conforme é passado, exatamente como faria uma linha, com pequenos grupos de extração por "arrancada". Ideal para áreas maiores e menos sensíveis, que exijam menos detalhamento na depilação, como nas pernas.
Duração: Como em qualquer depilação em que a raiz é extraída, de três semanas a um mês.
Dor: É uma dor intermediária entre a depilação a linha e a feita com cera. É suportável, como com qualquer depilação, mas pode incomodar quem tem maior sensibilidade à dor.
Efeito na pele: Vermelhidão pós-depilação, mas, se feita em lugares mais resistentes, como as pernas, é praticamente imperceptível.
Dica: Faça uma boa pesquisa de preços e eficácia antes de comprar o seu.
Preço: Há vários preços, que variam com as marcas e local da compra, mas costumam ficar entre os 80 e os 130 reais.

Cera quente
Ação: o calor da cera abre os poros, facilitando a extração dos pêlos pela raiz. Pode ser aplicada em qualquer depilação pelo corpo. Há sempre a opção de usar uma receita caseira e fazer a própria depilação, mas o ideal é ter um acompanhamento profissional.
Duração: De três semanas a um mês.
Dor: o calor pode ser tão incômodo quanto a dor da retirada, especialmente em áreas sensíveis como virilha, buço e sobrancelha. Portanto, seria, de todos os métodos, o que dói mais, ainda que suportável.
Efeito na pele: Nas regiões mais sensíveis, pode provocar vermelhidão pós-depilatória. E é claro, é necessário ficar atenta à temperatura da cera para que não cause queimaduras.
Dica: Além da pomada calmante para a vermelhidão falada na depilação à linha e à pinça, procure uma especialista para que a depilação tenha uma aplicação correta. E, claro, puxe de uma vez só.
Preço: Se a gente fosse detalhar aqui a variedade de preço para cada parte do corpo ía passar um mês só falando nisso, né? As clínicas especializadas em depilação tendem a ser mais baratas e com preços mais adaptáveis ao serviço que você quer. Vá sempre a lugares confiáveis, que tenham materiais esterelizados e aprovados pelas normas da Anvisa.

Cera fria
Ação: Pode vir em formato de toalhas já com a cera aplicada, onde você deve só colar na pele, friccionar e puxar com tudo (como a moça da foto abaixo) ou em formato de roll on, onde você vai usar toalhas plásticas para colar sobre a cera e arrancá-la, mas o princípio é o mesmo. Como a cera quente, arranca o pêlo pela raiz. Existe para áreas grandes (como pernas e virilha) ou áreas menores, como buço e sobrancelha.
Duração: De três semanas a um mês para refazer a depilação. Depende de quanto você usa por depilação, mas as caixinhas com toalhas não costumam durar mais do que duas ou três depilações. A cera roll on vai depender da quantidade de produto que vem na embalagem.
Dor: Basicamente a mesma da cera quente porque não tem que lidar com o calor do produto, mas é o calor que abre os poros, facilitando a extração. Logo, a cera fria retira os pêlos com os poros fechados, do que oferece resistência e dá um desconforto proporcional ao da cera quente - e suportável.
Efeito na pele: Vermelhidão pós-depilação em áreas sensíveis.
Dica: Use uma pomada refrescante para acalmar a pele e puxe as toalhinhas com coragem!
Preço: Entre 15 e 23 reais, variando de acordo com a marca e local de compra.

Depilação à laser
Ação: aos poucos e por áreas pequenas, vai queimando a raiz dos pêlos a cada sessão para evitar que ela volte a se regenerar. Chega a impedir o crescimento de 90% dos pêlos de forma definitiva.
Duração: Dependendo do tamanho da área a ser depilada, mas as aplicações giram em torno de 6 a 8, com intervalos que podem ser de duas semanas a um mês, também de acordo com a área e velocidade de crescimento dos pêlos.
Dor: É o método mais dolorido de todos, mas é a última dor depilatória que você vai sentir na região.
Efeito na pele: É pedido que não pegue sol na área depilada durante os meses do tratamento, portanto, o ideal é escolher o inverno para o tratamento.
Dica: Faça uma pesquisa eficaz sobre preços e seriedade da clínica antes de começar o tratamento. Vá a lugares que conhecidos já foram e aprovaram.
Preço: Vão variar da clínica e da região a ser tratada. Costumam ser caros, mas geralmente podem ser parcelados em várias vezes.

Meninas, lembrem que depois de usar a cera (quente ou fria), os cremes depilatórios, e o aparelho de depilação, o ideal é esperar até que o pêlo tenha ao menos 2 a 3 mm de comprimento para fazer a próxima depilação.
Depois de algum tempo com métodos que extraem os pêlos pela raiz, a tendência é o volume de pêlos diminuir (isso leva anos, não meses), por isso, cuidado com as suas sobrancelhas, principalmente, para não perder pêlos e mudar de idéia quanto ao formato depois de algum tempo!
É sempre importante a gente lembrar que a velocidade do crescimento dos pêlos depois da depilação e, claro, a dor que se sente varia de pessoa para pessoa, então o que a gente tem aqui são só médias.
Além disso, também é legal lembrar que, para áreas especiais como virilha e especialmente a sobrancelha, é sempre legal ter auxílio de uma profissional para que se consiga com a menor chance de falha possível o efeito e o desenho desejado na depilação. Uma sobrancelha demora um pouco para crescer e pode mudar totalmente o seu visual se faltar uma parte dela ou ficar finiiinha demais. Sua depilação tem que combinar com o seu estilo e, claro, com a imagem que você quer passar de si.

Beijos,
Min

1 comentários:

CoisasDeMulher - HelanaBarbosa on 26 de jul. de 2010, 16:23:00 disse...

Oiii, adorei essas dicas, são super importantes...

visita lah www.helanabarbosa.blogspot.com

bju
bju

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails
 

(F)utilidades Por Aí Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Sponsored by Online Shop Vector by Artshare